OAB Prudente realiza primeira outorga de 2018 com visita do presidente da OAB/SP

A OAB 29ª Subseção realizou na tarde desta quinta-feira (8) a primeira solenidade de entrega de Carteira da Ordem de 2018, e contou com a ilustre visita do presidente da OAB São Paulo, Dr. Marcos da Costa, além da presença de ex-presidentes da Subseção. A sessão solene outorgou 20 novos advogados.

A mesa foi composta pelo presidente Dr. Rodrigo Lemos Arteiro; Dr. Marcos da Costa; Dr. Marcus Ernesto Scorza, presidente das gestões 1993-1994, 1995-1996 e 1997-2000; Dr. Francisco Galindo Medina, presidente da gestão 2007/2009; Dr. Emerson Longhi, coordenador de Direito e Prerrogativas do Tribunal de Ética; Dra. Eunice Cruz, conselheira do Conselho de Prerrogativas da 10ª região ; Dra. Nayara Dallefi, coordenadora da comissão de Assistência Judiciária; Dr. Sergio Ricardo Ronchi; coordenador do curso da UNOESTE; e Dr. Márcio Zago (representando Dr. Sergio de Tibiriçá, coordenador do curso de Direito da Toledo).

O presidente Dr. Rodrigo Lemos Arteiro salientou que a data retrata o momento de reflexão aos novos colegas que irão se submeter à nova atuação como agentes da construção do Direito, colaborando com a história jurídica. “O advogado é o representante da manifestação da construção de direitos fundamentais quando exerce sua função deliberativa, pois é o primeiro juiz da causa", afirmou Dr. Arteiro.

Em seguida, Dr. Marcos da Costa enfatizou que o advogado é o instrumento de proteção da sociedade, pois a possibilidade que tem em mãos de promover a paz e a justiça ao próximo, faz com que o trabalho seja mais justo, pacífico e solidário. “No Brasil, o advogado é um agente de transformação, já que desde a década de 32, quando surge a Revolução Constitucionalista, em São Paulo, verificou-se que o Direito foi muito marcante e houve o restabelecimento da Constituição brasileira”, ressaltou.

Em sua palavra, o presidente da OAB São Paulo destacou três vertentes que o profissional do Direito deve sempre levar consigo: a ética, que propicia a confiança; as prerrogativas profissionais, vetor que o legislador concede ao advogado exercer sua profissão; e o estudo, o qual deve ser consumido diariamente.

Enquanto aos trabalhos realizados na Subseção de Presidente Prudente, Dr. Marcos disse que tem muita admiração pela advocacia prudentina. “Há 20 anos acompanho as gestões da Subseção, a qual é um exemplo para todo estado paulista quanto a nível Brasil”, parabenizou.

Os ex-presidentes da 29ª Subseção, Dr. Marcus Scorza e Dr. Francisco Galindo Medina, concederam a palavra e disseram sentirem-se honrados com a visita do líder da seccional. “Dr. Marcos da Costa trouxe a descentralização para a região para que pudéssemos ter com agilidade repostas de ofensas feitas a advogados”, disse Dr. Galindo. Igualmente, Dr. Marcus Scorza lembrou que durante seus 8 anos como presidente, essa foi a primeira vez que um presidente de uma seccional visita uma Subseção do interior para outorga de Carteira. “Tenho certeza que até o final de sua gestão, Dr. Marcos da Costa irá trazer mais conquistas para a classe”, enfatizou Dr. Scorza.

Visita
Durante sua agenda de compromissos em Presidente Prudente, Dr. Marcos da Costa, juntamente com Dr. Rodrigo Lemos Arteiro e Dr. Emerson Longhi, reuniu-se com o Prefeito Nelson Bugalho no Paço Municipal “Florivaldo Leal”, onde recebeu cópia da Lei Municipal nº 9.490/2017 que institui a Semana Municipal de Conscientização à Alienação Parental, de iniciativa da Comissão da Mulher Advogada. Na mesma data, ministrou aula magna sobre o tema “Advocacia e o Mercado de Trabalho” a discentes do curso de Direito, na Toledo Centro Universitário.

Notícias Relacionadas